PERGUNTE AO TÉCNICO

Não encontrou o que procurava no site?

Mande sua pergunta para a equipe do CanolaBR que vamos em busca de respostas com a rede de colaboradores do projeto.

 

 

Estou fazendo meu TCC sobre o custo X a rentabilidade da canola e do trigo, duas culturas do inverno. Necessito de material, se puderem ajudar eu agradeço.

EA, estudante de Lagoa Vermelha, RS

 

Você pode acessar o documento “Comunicado Técnico 330”, publicado pela Embrapa Trigo. O documento pode ser acessado através da internet, em https://www.embrapa.br/trigo/busca-de-publicacoes.

 

Gostaria de obter informações sobre onde encontrar sementes de canola para desenvolver trabalhos com polinizadores.

MDA, técnico agrícola de Santa Rosa do Sul, SC

 

A canola pode ser utilizada de forma muito interessante como pasto apícola. Caso você necessite de pouco volume de sementes para realizar um trabalho escolar, a Embrapa pode fornecer, basta enviar a finalidade e endereço completo para envio. Para quantias maiores, acima de 100 gramas, você pode entrar em contato com empresas que fomentam o cultivo de canola na Região Sul, como a Celena Alimentos (Giruá,RS) telefone 55-3361-1281, e a Giovelli Indústria de Óleos Vegetais (Guarani das Missões, RS) telefone 55-3353-1000.

 

Sou estudantes de agronomia e lendo uma matéria na revista KLFF, edição nº 10, sobre o plantio de canola e girassol me levou a pensar a respeito do cultivo de canola no estado do Tocantins. Então, é possível o cultivo desta cultura no Tocantins?

ASS, estudante de agronomia de Porto Nacional, TO

 

A produção de canola é possível em ambientes de baixa latitude, mais próximos a linha do equador, desde que observada a altitude mínima de 600 metros, o que permite que a planta de canola acumule reservas na forma de grãos. A possibilidade de produzir canola em áreas de cerrado brasileiro, ou com ambiente semelhante, é fundamental para uma futura expansão da área de cultivo. Atualmente, a Embrapa tem trabalhado na “tropicalização” da canola, com pesquisas importantes sobretudo em Minas Gerais e Goiás, em parceria com universidades e empresas de fomento. Você pode saber mais nos links deste site, como publicações e projetos de pesquisa.

 

Boa tarde. Outro dia, assistindo o programa Bela Cozinha, disseram que o óleo de canola não existe, que é feito artificialmente e que faz mal à saúde. Incentivando a não utilizar o mesmo. No entanto, as pesquisar na internet, encontrei a página da Embrapa, que mostrava plantações de canola. Poderiam me responder se o óleo de canola faz mal ou não? É esse vilão? É artificial?

CHC, comerciante de Vitória, ES

 

A Embrapa conduz pesquisas com a adaptação de canola no Brasil há mais de 20 anos. As bases dos trabalhos são híbridos trazidos do Canadá e Austrália, adaptados ao nosso clima tropical, ou seja, não existem ainda cultivares brasileiras de canola. As lavouras brasileiras de canola são cultivadas com híbridos importados e adaptados aqui. Como empresa vinculada ao governo, a Embrapa é constantemente fiscalizada quanto à segurança na condução de suas pesquisas e as implicações na vida do consumidor. A produção de óleo de canola segue praticamente o mesmo processo industrial do óleo de soja. As plantações de canola no Brasil resultam num óleo de altíssima qualidade nutricional, atestada por médicos e nutricionistas, por isso o consumo é maior em países do primeiro mundo, como na Europa, Austrália e Canadá, que investem em alimentos que resultam em maiores benefícios à saúde.

 

Gostaria de saber onde encontro material histórico e outros da planta conhecida como canola. Já vi milhares de alqueires plantados com canola na França e está espalhado pela internet que canola não existe?????? Gostaria de ter algo científico para mostrar às pessoas desinformadas.

MBMM, Rio de Janeiro, RS

 

As bases dos trabalhos são híbridos trazidos do Canadá e Austrália, adaptados ao nosso clima tropical. No site CanolaBR você pode conhecer mais sobre a cultura, bem como baixar uma série de artigos, publicações e reportagens sobre a canola no Brasil.

 

boa noite, estou iniciando no ramo da agricultura na forma de arrendamento de terras, e estava lendo sobre novas culturas de plantio, e me interessei bastante sobre a canola.

Gostaria de saber mais sobre o plantio desse produto, custos, preço de venda, como consigo a semente da canola para plantar, o processo para se obter uma boa safra. Se o produto se torna atrativo apenas em produçao de grande escala entre outras informaçoes.

fico no aguardo.  Obrigado.

CRV, local não identificado

 

Agradecemos o seu contato.
O cultivo da canola tem crescido ano a ano, bem como o seu interesse no cultivo.  
  principal uso da canola se dá na produção de grãos e posterior processamento e transformação em óleo comestível.  Na Europa também se utiliza a canola para a produção de biodiesel, mas o Brasil ainda não produz excedente que permita tal uso.  Existem empresas interessadas no seu óleo e que fomentam a sua produção, sendo as principais localizadas no Rio Grande do Sul: em Passo Fundo (Empresa BSBios, site http://www.bsbios.com), em Giruá (Empresa Celena Alimentos, site http://www.celena.ind.br) e a empresa Giovelli, localizada em Guarani das Missões (site http://www.giovelli.com.br/site).  No estado do Paraná, na cidade de Candói a empresa Pordini Alimentos, telefone (42) 3638-1225, também fomenta.
Seria interessante que entrasse em contato diretamente com estas empresas, através do seu corpo técnico por telefone ou internet, vendo a possibilidade de fomento através de seus representantes na sua região.  Isto é importante porque estas empresas formalizam um contrato de compra e venda da produção, além da possibilidade de financiar os insumos necessários e o fornecimento de assistência técnica especializada.